O FIM DA DEMOCRACIA NA TURQUIA – COMUNICADO DE HISYAR OZSOY, VICE CO-SECRETÁRIO DO HDP

hdp

Esta noite, o expurgo do Presidente Erdogan contra nosso partido alcançou um novo nível: Nossos Co-Secretários Selahattin Demirtas e Figen Yüksekdag, junto com outros 11 Membros do Parlamento de nosso partido, foram detidos por toda a Turquia. Se esperam mais detenções. O objetivo destas medidas é acabar com o terceiro maior partido do parlamento. Hoje é um dia negro não apenas para nosso partido, mas para toda a Turquia e seus arredores, porque implica no fim da democracia no país.

Desde que nosso partido conseguiu uma vitória histórica nas eleições gerais de 7 de Junho de 2015, onde entramos no parlamento a pesar da antidemocrática barreira eleitoral (de ordem de  10%), o Presidente Erdogan nos marcou como o principal alvo de suas políticas autoritárias. A razão é nossa motivada oposição contra sua intenção de implantar um sistema presidencialista na Turquia. Nossas cadeiras no parlamento eram, e são, os principais impedimentos para realizar as mudanças constitucionais necessárias para ele. Por isso, sem pensar duas vezes, ordenou novas eleições em Novembro de 2015. A pesar de uma série de ataques violentos por parte de “autores desconhecidos” contra a infraestrutura e os membros de nosso partido, voltamos a nos ordenar para voltar a superar a barreira eleitoral em 5 de Novembro de 2015 e obtivemos 59 cadeiras no Parlamento. Como não podia voltar a ordenar eleições, o Presidente Erdogan iniciou a revogação da imunidade parlamentar de nossos deputados em Maio deste mesmo ano. Já que não pode naquele dia impedir nossa entrada no Parlamento, agora nos envia para a prisão.

Milhares de membros, gestores, prefeitos e vereadores afiliados ao HDP e/ou ao DBP (nosso partido irmão) vem sendo enviados à prisão desde nossa vitória eleitoral em Junho de 2015, usando acusações infundadas. Mas a tentativa de golpe de estado em Julho de 2015, e a posterior declaração de estado de emergência foram a grande oportunidade do Presidente Erdogan para suprimir toda a oposição. Já não há liberdade de expressão nem liberdade de imprensa, nem liberdade acadêmica, nem tampouco um poder judicial imparcial e independente. Mediante decretos eliminando o Estado de Direito, uns 170 meios de comunicação críticos a Erdogan foram presos. Mais de 130 jornalistas se encontram na prisão, incluindo autores e intelectuais mundialmente conhecidos. Recentemente, duas agências de notícias curdas e vários diários, também curdos, foram fechados e o editor do diário Cumhuriyet, junto com colunistas e jornalistas da publicação, foram presos. Mais de 80 mil pessoas foram detidas desde o 15 de Julho, e cerca de metade delas está na prisão agora mesmo.

No 30 de Outubro, os honráveis membros de nosso partido Gülten Kisanak e Firat Anli, eleitos co-prefeitos de Diyarbarkir, foram detidos e encarcerados. Desde Ankara, um delegado do Governo foi designado para reger o município. Com ele, o número de municípios curdos governados por burocratas escolhidos pelo governo central subiu para 28. Cerca de 30 prefeitos curdos eleitos democraticamente se encontram na prisão, e uns 70 deles foram destituídos pelo governo central.

Condenamos profundamente a prisão de nossos co-Presidentes Selahattin Demirtas e Figen Yüksekdag, asim como a dos parlamentares Nihat Akdogan, Nursel Aydogan, Idris Baluken, Leyla Birlik, Ferhat Encü, Selma Irmak, Sirri Süreyya Önder, Ziya Pir, Imam Tascier, Gülser Yildirim e Abdullah Zeydan, e pedimos sua imediata libertação. As acusações pré-fabricados contra eles e o resto dos membros do partido devem ser retiradas.

A História tem mostrado uma e outra vez que qualquer poder baseado na força bruta colapsa ante o impulso em direção da justiça e da liberdade. Não nos renderemos ante estas políticas ditatoriais e fazemos um chamado a nossos companheiros ao redor do mundo a, solidariamente, apoiar-nos em nosso expurgo para evitar que Erdogan dirija o país a uma guerra civil e, pior ainda, a um possível despotismo.

Hisyar Ozsoy
Vice co-secretario do HDP, Representante dos Assuntos Exteriores
Deputado por Bingol
4 de Novembro de 2016

Fonte: Rojava Azadi Madri

Tradução: CLAR

Comments are closed.