FARC-EP ENVIA MENSAGEM DE SOLIDARIEDADE PARA PKK E CURDOS

farc

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército Popular (FARC-EP) enviou uma mensagem de solidariedade ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), em sua 10ª Conferência. A mensagem de solidariedade foi publicada no site do grupo.

Na mensagem do grupo armado, que chegou recentemente a um acordo de paz com o governo colombiano após 52 anos de conflito, dizia: “Reafirmamos nossa solidariedade internacionalista com a luta pela soberania do povo curdo, Confederalismo Democrática e construção de uma sociedade livre e justa, livre de opressão ou discriminação com base na classe, raça, gênero ou etnia”.

O grupo também pediu a liberdade de líder do PKK preso, Abdullah Öcalan.

A 10ª Conferência da FARC-EP foi após a cessação do conflito de longa duração na semana passada. FARC-EP disse que 220 delegados participaram da conferência e eles apoiaram por unanimidade o acordo final por um fim no conflito para construir uma paz estável e duradoura, que deve levar à democratização do país.

“Os guerrilheiros e comandantes expressaram a nossa vontade de tornar-se um partido político legal, a fim de continuar lutando pelos objetivos que nós descrevemos no nosso plano estratégico”, disse a FARC-EP.

As relações entre partidos políticos curdos e FARC-EP tem se desenvolvido mais recentemente, após o sucesso da Revolução de Rojava. Organizações curdas também tem tido interesse no processo de paz entre a FARC e o governo colombiano.

Fonte: kurdishquestion.com

Tradução: CLAR

Comments are closed.