Lançamento do livro Confederalismo Democrático

1

O livro Confederalismo Democrático, pela editora Rizoma traduzido pelo Coletivo Libertário de Apoio à Rojava (CLAR), com prefácio e epílogo dos antropólogos Ana Paula Morel e Eduardo Viveiros de Castro, será lançado no IFCS dia 25 de agosto.

O Confederalismo Democrático é o modelo organizacional não-estatal, anti-capitalista, multi-étnico, autogestionário, ecológico e feminista que está sendo implementado na região de Rojava, norte da Síria, neste momento. Não é um projeto nacionalista e rejeita a democracia representativa em favor de uma democracia direta que é feita pela base, de fato feita pelas pessoas em suas comunidades. É esse projeto que as forças do YPG (Unidade de Proteção dos Povos) e do YPJ (Unidade de Proteção das Mulheres) defendem.
Abdullah Ocalan, preso politico do Estado Turco, liderança do povo curdo e idealizador do Confederalismo Democrático é de grande importância para a luta do povo curdo nos quatro cantões do Curdistão – Bakûr, Başûr, Rojhelat e Rojava.

Mesa:
-Integrantes do Coletivo de Apoio à Rojava.
-Tiago Duarte Dias, antropólogo e pesquisador dos movimentos curdos.

O livro estará sendo vendido por R$15. Teremos bolsas, bottons e outros artigos sendo vendidos. Todo dinheiro será revertido para o próximo projeto de tradução.


“O Confederalismo Democrático é um paradigma social Sem-Estado. Ele não é controlado por um Estado. Ao mesmo tempo, o confederalismo democrático é o modelo cultural e organizacional de uma nação democrática.
O Confederalismo Democrático se baseia na participação popular. Seus processos de tomada de decisão se dão nas comunidades. Os níveis mais altos de decisão só servem à coordenação e implementação da vontade das comunidades, que enviam seus delegados às assembléias gerais.”

Libertem Ocalan! Free Ocalan!!!

https://www.facebook.com/apoiorojava/photos/gm.1765475810407480/1759305231003089/?type=3&theater

Comments are closed.