2ª DECLARAÇÃO DO COMANDO-GERAL DO YPG SOBRE ATAQUES AÉREOS DO REGIME SÍRIO EM HASAKAH

1

Falando de uma maneira semelhante à lógica de Estado turco, o desesperado regime sírio Baathist está tentando distorcer os fatos em Hasakah. No ano passado, no momento em que os terroristas do Daesh (ISIS) tentaram ocupar a cidade de Hasakah, o regime sírio e suas forças aliadas desempenharam um papel importante em entregar a cidade e seus arredores para o Daesh. Todo o povo de Hasakah testemunhou este ato terrível do regime e sua milícia. Só as nossas unidades enfrentaram os terroristas do Daesh, expulsando-os da cidade e preservando a segurança dos civis. Isso se tornou possível devido ao sangue de dezenas de nossos camaradas que se sacrificaram para a paz na região – o que é nosso dever e nós nunca permitiremos que ninguém o manipule.

Enquanto as nossas forças estavam ocupadas na linha da frente da batalha contra o Daesh, o regime e seus grupos aliados se aproveitaram da situação para fazer o trabalho que estava sendo feito pelo Daesh, pondo em risco a estabilidade da cidade ao conduzir uma divisão entre o povo ligada às agendas regionais.

Forças do regime fizeram como alvo bairros residenciais, áreas das nossas forças, incluindo campos que não tinham qualquer função de combate, bem como escritórios e tribunais civis. Onze alvos civis foram atacados no primeiro dia, e áreas civis foram indiscriminadamente atingidas pelas forças do regime com aviões e artilharia pesada – ferindo dezenas de civis e destruindo suas casas sobre suas cabeças.

O regime sírio também explorou nossas unidades de luta nas linhas de frente de Shadadi e Manbij e revelou sua verdadeira face em hostilidade com os diferentes componentes da região. Mas não vamos deixar que essas ações aconteçam sem uma resposta de impedimento. Apelamos a todos os lados para mostrar e anunciar suas posições contra os massacres cometidos pelo regime sírio na cidade de Hasakah, semelhante aos de todos os locais na Síria.

Nós das Unidades de Proteção dos Povos (YPG), como libertamos a região da Al-Nusra e do Daesh, nós a protegeremos também do terror do regime sírio. Se nós, o YPG, até agora evitamos resposta severa às repetidas e provocantes agressões do regime contra as pessoas, primeiro a fim de manter a segurança dos civis e segundo para priorizar a luta contra o Daesh. Mas as ações do regime tem ido além do que pode ser tolerado.

Aqui, nós do YPG apelamos para nosso povo, os curdos, árabes, assírios e armênios, para apoiar as suas unidades legítimas do YPG/YPJ, Asayish e as Forças de Proteção Social – para se manterem unidos contra o terror do regime e salvaguardar a região.

Comando-geral do YPG | 20 de agosto de 2016

Tradução: CLAR

Fonte: @RojavaDefenseUnits

Comments are closed.