PARTIDO POLÍTICO PRÓ-CURDO HDP CESSA ATIVIDADE PARLAMENTAR APÓS DETENÇÃO DE DEPUTADOS

hdptradu

O Partido Democrático dos Povos (HDP) declarou que cessou toda a atividade no Parlamento turco.

Em uma declaração feita nesta manhã em Diyarbakir pelo porta-voz do partido, Ayhan Bilgen, o HDP disse:

“Nosso grupo parlamentar e o Comitê Executivo Central decidiram, depois de longas discussões, parar, devido ao ataque mais abrangente e obscuro contra a política democrática, as nossas atividades no parlamento e voltar ao nosso povo. Nos próximos dias, nós iremos de casa em casa, bairro a bairro, vilarejo a vilarejo, distrito a distrito e ouviremos as sugestões e críticas dos povos.”

Referindo-se aos designados pelo estado para os municípios curdos, a declaração dizia que a Turquia se tornaria uma “república custodiante” e disse que o HDP criaria a “república democrática contra a república custodiante”.

A declaração também apelou para a opinião pública internacional com as seguintes palavras:

“O governo pode encarcerar os nossos co-presidentes, aqueles que exigem paz, aqueles que reclamam liberdade e justiça, pode usar a violência para continuar com o poder, mas isso não impedirá nossa luta política democrática. O governo de Erdogan-AKP transformou este país em cinzas e, para um tipo turco de regime presidencial, causou a morte, ferimento, deslocamento, desemprego e polarização de milhares de pessoas. O sistema presidencial turco que eles estão propondo ao público é um sistema fascista de um só homem. Ele significará guerra, opressão, violência e injustiça”.

A declaração do HDP também apelou a todas as organizações democráticas de todo o mundo para que tomem uma posição política, declarando: “Não se curvem às ameaças de Erdogan. Passo a passo ele está levando o país para um regime totalitário onde os direitos humanos universais são negados. Ficar em silêncio sobre isso ameaça o povo dessa região e da Europa”.

Nove deputados do HDP, incluindo os co-presidentes Figen Yuksekdag e Selahattin Demirtas, foram presos em 5 de Novembro, acusados de serem membros do ilegal PKK.

O HDP recebeu mais de 5 milhões de votos na eleição geral de 1 de novembro de 2015.

Fonte: Diken

Tradução: CLAR

Comments are closed.