EXÉRCITO TURCO BOMBARDEIA AFRIN, NOROESTE DA SÍRIA. VÍTIMAS CIVIS RELATADAS
As forças do exército turco bombardearam a cidade curda de Afrin na província de Aleppo, no norte da Síria, com artilharia pesada na quinta-feira (08 de setembro), fazendo vítimas entre os civis, relataram ativistas e testemunhas oculares.
Pelo menos seis civis foram mortos e outros oito ficaram feridos no bombardeio turco, que tinha como alvo o distrito de Sourkeh em Afrin.
“As forças militares da Turquia, estacionadas na fronteira com a Síria, lançaram dezenas de granadas de artilharia em Afrin. Pelo menos 50 granadas atingiram edifícios residenciais no bairro Sourkeh”, disse a ativista dos direitos humanos Roj Musa ao ARA News em Afrin.
“Seis civis perderam suas vidas até agora e oito pessoas ficaram feridas, algumas delas estão em estado crítico”, relatou Musa.
O bombardeio também causou enorme destruição em prédios residenciais. Equipes de resgate locais continuaram a procurar sobreviventes sob os escombros.
Enquanto isso, a administração curda em Afrin publicou uma lista dos nomes das vítimas e condenou o ataque turco.
“Enquanto nossas forças continuam a combater os extremistas islâmicos nas proximidades de Afrin e outras áreas da província de Aleppo, as autoridades turcas intensificaram suas operações militares contra as áreas curdas no norte da Síria”, disse um porta-voz das forças curdas do YPG ao ARA News em Afrin.
“O ataque à Afrin confirma que a intervenção da Turquia na Síria é voltada principalmente contra os curdos. Todas as vítimas do ataque em Afrin eram civis, nenhuma delas era um terrorista como a Turquia tenta reivindicar”, disse o oficial.
Reportagem de: Siman Jiwan
Fonte: ARA News
Tradução: CLAR