CARTA NÃO ASSINADA DE AMEAÇA A OCALAN

ocalan

CARTA NÃO ASSINADA DE AMEAÇA A OCALAN

NEWS DESK – ANF

Sexta-feira, 22 de julho de 2016

Çetin Arkas, que tinha ficado junto com o líder popular curdo Abdullah Öcalan em Imrali e foi exilado para Silivri há algum tempo, enviou um artigo para o jornal Özgür Gündem afirmando que Öcalan tinha recebido uma carta não assinada de ameaça.

Çetin Arkas está na Prisão Silivri Tipo L número 9 no momento. Seu artigo, traduzido pelo serviço de inglês da ANF, menciona os seguintes pontos:

“Galip Ensarioğlu e Abdulkadir Selvi falam regularmente sobre Imrali. Não é difícil ver que eles foram informados por alguma autoridade quando você ouve os discursos destes dois. Ensarioğlu diz que o processo de solução ainda não acabou. O que um “processo de solução”, com as cidades e distritos derrubados, o discurso racista assume, níveis mais altos da política empurram o discurso racista e tentam envenenar toda a sociedade, pessoas assassinadas se aproximam de 4 algarismos, novas detenções são feitas todos os dias, embora as prisões já estejam cheias até a borda… não passa um dia sem que as zonas de defesa de Medya não sofram ataques aéreos. Com o último processo, essa intensidade foi deslocada também para Botan, Dersim e Amed. Políticos legitimamente eleitos não tinham proteções de qualquer maneira, mas com o fim das imunidades são deixados sem saber quando, ou se, eles vão ser presos. Quantos deles irão? Quando e por quanto tempo? Cercos em cidades destruídas continuam enquanto o embargo, ameaças, dissolução e operações que já duram anos em Rojava também mantém seu ritmo.

Em tal situação, algumas pessoas naturalmente dizem: “Nós não sabemos o que está acontecendo em Imrali.” Alguns tem boas intenções e estão expressando uma preocupação genuína. Outros tentam criar esta ideia de “talvez o Estado ainda esteja fazendo as negociações, quem sabe, talvez algo de bom vai acontecer” para criar uma falsa expectativa deliberada. Como um prisioneiro que ficou em Imrali por 9 meses e 10 dias, posso dar testemunho disso: O que está acontecendo lá fora e que está acontecendo em Imrali não é diferente.

Ensarioğlu, falando neste momento particular no tempo, levou-me para os últimos meses de 2015. Foi antes de termos sido arrancados da ilha e exilados. Você pode encontrar as declarações dele nos arquivos. No momento em que o público estava pedindo “O processo de solução acabou? As conversações em Imrali ainda estão acontecendo? “, Ensarioğlu tinha feito uma declaração e disse que as negociações regulares entre a liderança e a comissão estadual continuam na Ilha.

O ar geral da afirmação foi “Não há motivo para alarme, tudo está em ordem.” Na mesma época, a liderança tinha recebido uma carta de Berlim. É claro que não sabemos se a carta era realmente de Berlim, ou se o carimbo foi forjado, esses são detalhes. A liderança compartilhou o conteúdo da carta com a gente. Alguém que se autodenomina “psíquico” escreveu: “Eu fiz previsões sobre duas pessoas antes e ambas se tornaram realidade. Eu tenho uma previsão sobre você também. Você vai morrer de causas naturais em 2016. Sem qualquer interferência por parte do Estado, será uma morte absolutamente natural. Erdoğan foi uma boa oportunidade, você devia tê-la aceitado”.

Para todos nós, incluindo a liderança, ficou muito claro que esta carta era uma ameaça. Claro, também devo deixar você saber que esta carta não chegou na ilha “acidentalmente”. As cartas que foram dadas à liderança tem sido sempre muito limitadas. Todas elas eram cartas enviadas de prisões. Assim, enquanto nenhuma carta de fora foi dada à liderança, esta carta de Berlim foi. E por acidente! Isso foi o que eles disseram quando a liderança perguntou à administração: “Foi um erro, nós normalmente não iríamos lhe dar essas cartas”. As pessoas podem se contorcer tentando explicar esta resposta por parte da administração, mas para aqueles que conhecem o sistema de Imrali, isso é muito claro: no sistema que existe lá, nada acontece apenas por acidente. Se algo acontecer, é porque eles querem que isso aconteça. Não se trata da administração também. Tudo acontece através do centro de decisão no sistema Imrali.

Vamos voltar para a declaração de Ensarioğlu: Ele disse: “As negociações continuam na Ilha, tudo está em ordem.” E qual foi a realidade na ilha exatamente quando ele fez esta afirmação? Uma carta ameaça! Será que Ensarioğlu fez esta declaração deliberadamente e ela tornou-se um assunto importante em uma deliberada operação de mascaramento, ou ele foi usado? Não temos como saber, mas isto é certo: Enquanto as sociedades curdas e democráticas estão se acalmando pela falsa percepção, tentativas perigosas que precisam ser alarmadas acontecem em Island. Naturalmente, pensam: “Onde está Ensarioğlu com tudo isso? Quanto ele é cúmplice e quanto é um peão?”

A. Selvi desempenha um papel semelhante, ou ele também está sendo usado. Ele foi um dos centros das declarações de “As negociações ainda continuam” quando eu estava na ilha. Mesmo os administradores do HDP haviam trazido isto primeiramente, e tinham dado declarações de que as negociações ainda estavam ocorrendo. Mas não houve negociações. Até 26 de dezembro, quando fomos arrancada da ilha, havia apenas um par de conversações e estas não faziam mais do que apenas checar o terreno. Mas Selvi e outros como ele escreveram tais artigos e histórias, que basearam na liderança, sem conexão real com a verdade. A liderança disse com raiva em face a tudo isso: “Todas as histórias na grande mídia com base nisso são mentiras. Na verdade, o oposto é verdadeiro. Todos devem saber que é assim.”

A. Selvi, obviamente informou, escreveu sobre a nossa remoção da ilha conforme isso foi sussurrado em seu ouvido. Agora eles fizeram Selvi falar novamente para dizer que as conversações em Imrali ainda continuam, e Ensarioğlu salta como uma unidade complementar para declarar que “o processo de solução” não acabou. Sempre que essas pessoas falam assim, o que naturalmente vem a nossa mente é a pergunta: “Que terríveis tentativas estão acontecendo de novo na ilha?” Nós não sabemos exatamente, porque não podemos obter informações, mas olhando para o exterior, não é difícil deduzir que a pressão na Ilha subiu também. Porque até hoje, sempre que essas pessoas diziam qualquer coisa, exatamente o oposto acabou por ser a verdade. Nós temos amplas evidências do passado para fazer com que nos preocupemos quando essas pessoas começam a falar assim.

Antes de terminar esta carta, como um prisioneiro que ficou em Imrali e experimentou o isolamento lá em primeira mão, gostaria de fazer algumas perguntas para Veli Ağbaba de CHP, que declarou que Imrali é a prisão mais confortável na Turquia. Ele é um membro da comissão de prisões, então ele devia saber a resposta disso. Existem mais de 150.000 condenados e detidos nas prisões da Turquia. Dentre todos estes prisioneiros, quem é o único prisioneiro que não tem sido capaz de se reunir com seus advogados durante anos? Quem é o único prisioneiro que foi efetivamente proibido de ver seus familiares durante anos? Quem é o único prisioneiro que não foi capaz de usar o seu direito a um telefonema sequer uma vez em anos? Quem é o único prisioneiro cujo direito à comunicação e correspondência, direito ao acesso a notícias, direito a serviços de saúde são restritos muito mais radicalmente do que qualquer outro prisioneiro? Devo continuar, Veli Ağbaba? Você poderia mudar a verdade por ser um intelectual honroso e democrata, apenas para atingir o AKP, o que mais pode ser dito para você? Mas saiba disso, você não atingiu o AKP com esta distorção. Você se tornou um carrinho no trem dos sussurros dos ouvidos de Ensarioğlu e Selvi. Eles atingiram o mesmo lugar de uma maneira diferente, você também. Ou, é por que, quando se trata dos curdos livres, todos vocês dizem “Nós não somos diferentes uns dos outros, nó somos os otomanos”? Então por que todo esse barulho e incômodo? O mesmo sussurrador poderia estar organizando isso também?”

Fonte: ANF News

Tradução: CLAR

Comments are closed.