SDF captura centro de comando do ISIS no norte da Síria

Curdos 1

AMUDE – as Forças Democráticas da Síria (SDF) capturaram uma sede do ISIS no oeste de Manbij, que tem sido por muito tempo utilizada pelo grupo extremista como uma central de comando e logística, disse a coalizão liderada pelos Estados Unidos na terça-feira.

“A sede do Da’esh, localizada em um hospital, estava sendo usada como uma central de comando e logística. O SAC [SDF] também sitiou uma quantidade significativa da cidade durante a operação, o que forneceu aos civis a oportunidade de escaparem”, disse a coalizão.

De acordo com a coalizão, as forças do SDF continuam a lutar contra o ISIS em quatro frentes dentro da cidade de Manbij, “cuidadosamente limpando o território em direção ao centro da cidade enquanto garante a segurança de todos os civis que ainda permanecem”, disse a coalizão.

“[O SDF] libertou territórios adicionais na cidade de Manbij em face à determinada resistência pelo ISIL”, o porta-voz do Pentágono, Peter Cook, disse, usando uma outra sigla para ISIS.

“A luta pelo hospital durou algum tempo e foi um desafio significativo para essas forças que operam em Manbij expulsar o ISIL do edifício sem grandes danos”, disse o funcionário do Pentágono.

No entanto, ele disse que o hospital será devolvido aos civis depois que Manbij estiver totalmente recuperada.

“Eles [SDF] conseguiram esse esforço e, assim, uma vez que a cidade for protegida, o hospital será devolvido ao controle civil local para que possa voltar a atender aos moradores da cidade”, afirmou.


No entanto, o ISIS continua lutando arduamente no centro da cidade Manbij e em contra-ataques organizados. Mas as Forças Democráticas da Síria estão mantendo a sua resistência com o apoio das forças aéreas da coalizão liderada pelos Estados Unidos.

Desde que a operação pelo bolsão na fronteira de Manbij começou, em 31 de maio, a coalizão realizou 450 ataques aéreos contra o ISIS.

“Estes ataques aéreos destruíram armas pesadas, veículos, fortificações, veículos com dispositivos explosivos improvisados, instalações VBIED, veículos blindados, veículos técnicos, pontes do Da’esh”, disse a coalizão.

A destruição desses instrumentos do ISIS interrompe as operações do grupo e os torna vulneráveis aqui e na linha Mar’a [norte da província de Aleppo], a coalizão acrescentou.

Reportagem de: Wladimir van Wilgenburg

Fonte: ARA News

Tradução: CLAR

Comments are closed.