Coalizão nega ao ISIS o acesso a importantes rotas de abastecimento no norte da Síria

curdos 3

Manbij – A coalizão liderada pelos Estados Unidos disse que as Forças Democráticas da Síria (SDF) estão se movendo em direção ao centro da cidade de Manbij, negando o acesso do ISIS a importantes rotas de abastecimento. Isso indica que as forças SDF estão cercando as últimas posições do ISIS na cidade.

“Ataques da coalizão contra alvos-chave impediram o Da’esh de tentar reforçar posições no norte e bloquearam a principal rota de reabastecimento e reforço do Da’esh, usada para conduzir veículos bomba improvisados para ataques com dispositivos explosivos”, disse a coalizão.

“A pressão contínua que o SAC está aplicando ao Da’esh dentro da cidade permitiu que civis fugissem através do perímetro do SAC e escapassem do controle do Da’esh,” a coalizão acrescentou.

De acordo com a coligação, a luta em Manbij ainda continua forte, mas as forças do SDF estão mantendo suas posições defensivas e lançando operações ofensivas no norte e sul da cidade. Isto apesar de múltiplos ataques do Da’esh com VBIEDs, veículos blindados, e grandes formações de soldados.

Desde o início da operação em 31 de maio, a Coalizão realizou mais de 400 ataques perto de Manbij.

De acordo com a Coalizão, as operações em Manbij continuam a enfraquecer a ameaça do Da’esh à Turquia, Europa e Estados Unidos.

O ISIS está planejando os seus ataques à Europa do bolsão na fronteira de Manbij, que inclui a cidade de al-Bab.

Segundo relatos, os planejamentos de operações no exterior pelo ISIS são executados por Abu Suleiman al-Firansi, que está vivendo com sua família em al-Bab, o local da sede de inteligência estrangeira do ISIS e uma das futuras metas do SDF depois que a operação em Manbij estiver terminada.

Reportagem de: Wladimir van Wilgenburg

Fonte: ARA News

Tradução: CLAR

Comments are closed.