Extremistas do ISIS chacinam dezenas de civis curdos no norte da Síria
KOBANE – militantes do Estado Islâmico (ISIS), no sábado, se infiltraram em Kobane na província de Aleppo, norte da Síria, e assassinaram dezenas de civis, relataram ativistas e testemunhas oculares.
Um grupo de extremistas do ISIS invadiu a aldeia curda de Saikol, perto da cidade Sarrin, na zona rural do sul de Kobane, e invadiu casas de civis.
“Os terroristas se infiltraram na vila de Saikol, evitando os pontos de monitoramento de segurança de Unidades de Proteção dos Povos (YPG). Eles chacinaram dezenas de civis, a maioria crianças e mulheres”, disse a ativista pelos direitos humanos do local, Cheleng Hassan, ao ARA News.
“Confrontos eclodiram entre o YPG e o grupo de extremistas do ISIS na aldeia, onde pelo menos seis soldados do ISIS foram mortos e vários outros foram presos. No entanto, após os confrontos, ficamos chocados ao ver os corpos de dezenas de civis no interior dos bairros residenciais. Todos eles foram assassinados por facas”, disse uma testemunha ocular ao ARA News, falando sob condição de anonimato.
O oficial curdo do YPG em Kobane, Habun Osman, disse que a maioria das vítimas eram mulheres e crianças.
“Esses terroristas se infiltraram na vila vestidos como civis. Eles aproveitaram a frágil situação de segurança na aldeia, como a maioria dos combatentes do YPG em Kobane estão agora participando dos confrontos em curso com o ISIS em Manbij. Esses terroristas cometeram um massacre horrível contra civis inocentes como uma vingança contra as forças curdas após suas vitórias sobre o grupo em diferentes partes do norte da Síria”, disse o oficial ao ARA News.
A zona rural do sul de Kobane foi exposta a vários ataques de soldados do ISIS desde que as forças curdas do YPG libertaram a área das mãos do ISIS há mais de um ano atrás.
Reportagem de: Hozan Mamo
Fonte: ARA News
Tradução: CLAR