Combatente norte-americano do YPG morto pelo ISIS em Manbij

curdos 2

Qamishli – Heval Agir, um voluntário norte-americano que se juntou aos combatentes curdos sírios para combater o Estado Islâmico (ISIS), foi morto na operação para tomar a cidade de Manbij dos soldados do ISIS.

O lutador, apelidado de Heval Agir, era um ex-fuzileiro naval em seus 20 e poucos anos quando se juntou às forças curdas da Unidades de Proteção dos Povos (YPG), no norte da Síria.

O voluntário dos EUA tinha aparecido em um vídeo anterior, usando uma citação do filme Starship Troopers.

“Deixe-me te contar algo. Eu sou dos Estados Unidos da América e eu digo: matem todos!”, disse Heval Agir para a câmera.

Centenas de combatentes estrangeiros se juntaram ao YPG e às forças curdas Peshmerga para combater o ISIS.

Os curdos apreciam muito os combatentes estrangeiros que deixam seus países para lutar contra o grupo extremista.

Em junho, a administração curda de Rojava [região curda da Síria] criou na cidade de Qamishli um monumento para os combatentes estrangeiros caídos na batalha contra o ISIS.

“Jihadistas do ISIS dizem que os estrangeiros são incrédulos, mas hoje podemos ver quais as pessoas que vão para o paraíso, são estrangeiros, porque eles ajudaram a humanidade”, disse Bave Shehid Mazlum (51), o pai de um combatente martirizado do YPG.


“Um estrangeiro que vem de longe até aqui para combater o terrorismo é mais apreciado do que meu próprio filho, que está lutando para proteger seu próprio solo”, disse ao ARA News.

“Nós não os chamamos de estrangeiros, eles são nossos irmãos”, afirmou.

Reportagem de: Wladimir van Wilgenburg

Fonte: ARA News

Tradução: CLAR

Comments are closed.