LANÇAMENTO DO LIVRO CONFEDERALISMO DEMOCRÁTICO
Muito em breve, o livro Confederalismo Democrático, de Abdullah Ocalan, será lançado em português com tradução do CLAR. O autor é de grande importância para o povo curdo nos quatro cantões do Curdistão – Bakûr, Başûr, Rojhelat e Rojava – e nos acontecimentos recentes dos quatro paises que os cantões curdos se encontram: Turquia, Iraque, Irã e Síria.
O Confederalismo Democrático é o modelo organizacional não-estatal, anti-capitalista, multi-étnico, ecológico e feminista que está sendo implementado na região de Rojava neste momento. Não é um projeto nacionalista e rejeita a democracia representativa em favor de uma democracia que é feita de fato pelas pessoas em suas comunidades. É esse projeto que as forças do YPG (Unidade de Proteção dos Povos) e o YPJ (Unidade de Proteção das Mulheres) defendem.
Outros livros do autor já se encontram traduzidos e serão lançados na sequência.
“O Confederalismo Democrático é um paradigma social Sem-Estado. Ele não é controlado por um Estado. Ao mesmo tempo, o confederalismo democrático é o modelo cultural e organizacional de uma nação democrática.
O Confederalismo Democrático se baseia na participação popular. Seus processos de tomada de decisão se dão nas comunidades. Os níveis mais altos de decisão só servem à coordenação e implementação da vontade das comunidades, que enviam seus delegados às assembléias gerais.”
Abdullah Ocalan