Após graduadas, 13 mulheres Yezidi se juntam às fileiras do YJS
SHENGAL -13 mulheres Êzidî no Monte Shengal graduaram-se no “Mártir Zevin”, organizado pela “Academia mártir Xane Training”. O objetivo das 13 mulheres Êzidî, que se juntaram às fileiras do YJS, é salvar as mulheres sequestradas pelas gangues do ISIS.
Gangues do ISIS atacaram Shengal em 3 de Agosto de 2014. Eles massacraram os residentes e sequestraram milhares de mulheres e crianças para vendê-los como escravos. Após o ataque, a quantidade de mulheres Êzidî que se juntaram às forças de auto-defesa no Monte Shenagl tem aumentado todos os dias. Estas mulheres, que juraram vingar as mulheres e o povo Êzidî, tem lutado contra as gangues, tomando parte na guerra depois de receberem treinamento. 13 mulheres Êzidî no Monte Shengal graduaram-se no “Mártir Zevin”, organizado pela “Academia mártir Xane Training”. Essas mulheres se juntaram à Unidade de Mulheres de Shengal (YJS).
Uma dessas mulheres, Ronahi Rojhat, afirmou que nunca vai esquecer a atrocidade do ISIS. Ronahi notou que ela treinou-se tanto ideológica quanto militarmente como mulher Êzidî. Ronahi disse: “Eu precisava de tal treino para libertar mulheres e crianças que estão presas pelas gangues do ISIS. Nós nunca esqueceremos o massacre que sofremos. Não consigo esquecer os pequenos bebês que foram mortos sem nenhuma razão.” Ronahi afirmou que seu objetivo é salvar as mulheres que estão sendo mantidas em cativeiro pelo ISIS e Ronaji chama a todo o povo Êzidî a se juntarem ao YJS e ao YBS (Unidades de Resistência de Shengal).
Outra combatente, Ekin Álvares, declarou que ela decidiu se juntar à resistência dos Shengal após o massacre. Ela disse: “Nós experimentamos um terrível massacre, não vamos esquecer isso até morrermos. Meu objetivo era me juntar às fileiras YJS e eu fiz. Agora, meu objetivo é resgatar nosso povo mantido em cativeiro e proteger as pessoas Êzidî. Tenho mais confiança em mim mesma após a adesão ao YJS”.
Beritan Cudi, por sua vez, disse: “Todos os jovens Êzidî devem obter este treinamento. O treinamento torna-nos mais fortes. Podemos impedir o nosso inimigo obtendo treinamento. Ninguém pode proteger o povo Êzidî, exceto eles mesmos. Entrei para o YJS para vingar as mulheres e o povo Êzidî.”
Fonte: JinhaNews
Tradução: CLAR