Turquia bombardeia posições curdas em Kobane

1

Qamishli – O exército turco atacou sedes de segurança das forças curdas da Unidades de Proteção dos Povos (YPG) em Kobane, norte da Síria, reportaram fontes militares na segunda-feira.

“Militares da Turquia, estacionados na fronteira com a Síria, bombardearam um centro de segurança das nossas forças na aldeia de Kor Eli, oeste de Kobane”, disse um porta-voz do YPG ao ARA News em Kobane.

O oficial de mídia do YPG relatou que vários projéteis de artilharia “disparados a partir do lado turco da fronteira” atingiram sua instalação de segurança em Kor Eli. Não ficou imediatamente claro quantas vítimas foram feitas no ataque.

Além disso, o exército turco já havia bombardeado aldeias curdas de Boban, Zilara e Ashme no território de Kobane mais cedo no domingo. Diversos civis foram feridos na ofensiva.

Isto coincidiu com confrontos entre as forças curdas do YPG e os soldados do Estado Islâmico (ISIS) nos arredores da cidade de Shuyukh no território de Kobane.

“Um grande número de soldados do ISIS tentaram se infiltrar na cidade de Shuyukh quando os confrontos eclodiram. Nossas forças [YPG] foram capazes de repelir o ataque”, disse o oficial do YPG, Habun Osman, ao ARA News por telefone.

“A ofensiva turca contra as nossas forças no norte da Síria é uma aparente tentativa do governo de Erdogan de apoiar grupos terroristas”, disse ele.

“A Turquia está disposta a apoiar quaisquer grupos terroristas contra os curdos. Eles preferem ter o ISIS e a Al-Qaeda no controle da fronteira do que as forças curdas”, disse o oficial do YPG.


O exército turco havia lançado anteriormente mais de 20 ataques às posições curdas no norte da Síria, especialmente perto da província de Raqqa, para a qual os curdos levaram soldados do Estado Islâmico (ISIS) de áreas estratégicas da fronteira, como o cruzamento de Tel Abyad.

Reportagem de: Ahmed Shiwesh

Fonte: ARA News

Tradução: CLAR

Comments are closed.