Partidos curdos sírios rejeitaram as declarações de líder da oposição síria

3

QAMISHLO – partidos curdos sírios rejeitaram as declarações de Michel Kilo, um dos líderes da oposição síria, como sendo racistas e negarem a realidade curda na Síria.

Michel Kilo disse ao Madar Daily em abril que o projeto do Partido de União Democrática (PYD) curdo para o federalismo é um “projeto para dividir a Síria. Nós o recusamos, mesmo quando os EUA o apoiam.” O Observatório Sírio republicou essas declarações na última sexta-feira, irritando muitos curdos.


De acordo com Kilo, não há nenhuma prova histórica para a existência de uma região do Curdistão na Síria. “Isso não é uma segunda Israel, eles não podem arrancar um Curdistão da Síria, se eles tentarem dividir a Síria, vamos derruba-los”, disse ele.

Falando ao ARA News, Bader Mustafa, um membro do Movimento Jovem Curdo (TCK), disse: “Nem Kilo nem ninguém podem parar o projeto de Rojava [região curda na Síria].”

“Algumas declarações racistas da oposição não vão mudar a realidade. O projeto de Rojava é agora apoiado internacionalmente e mais de cinco países poderosos tem conselheiros em Rojava nesse momento”, disse ele sobre as forças especiais ocidentais que assistem as Forças Democráticas da Síria (SDF) para derrotar o ISIS entre Manbij e o norte de Raqqa.

Idris Nasan, analista curdo e oficial reformado senior na administração de Kobanî, disse ao ARA News que os curdos não querem dividir a Síria.

“Esta não é a primeira vez que as pessoas como Kilo atacam o federalismo curdo, eles perderam a confiança dos sírios e são impotentes”, disse ele. “Os curdos não estão buscando um Estado ou dividir a Síria, mas eles vão lutar e resistir por liberdade e igualdade na sociedade. Os curdos não estão ocupando territórios, estão libertando suas cidades e aldeias ao lado dos outros componentes da Síria [em cooperação com outros grupos étnicos da Síria].”

Kamal Sido, um consultor da Sociedade dos Povos Ameaçados (STP), em Göttingen, na Alemanha, que recentemente publicou um relatório sobre os curdos na Síria, disse ao ARA News que a maioria da sociedade curda na Síria rejeita as declarações de Kilo. “Eu acho que ele disse isso para agradar ao governo turco, a maioria dos curdos é contra esta declaração de Michel Kilo”, acrescentou.

Até mesmo o Conselho Nacional Curdo (KNC), que faz parte da delegação da oposição síria em Genebra, rejeitou as declarações de Kilo.

“Parece que o sr. Kilo quer satisfazer o sr. Erdogan e os líderes turcos”, disse Majdal Delli, um membro do partido Unidade Curda, filiado ao KNC [também conhecido como Yekiti, em curdo]. O líder do Yekiti, Ibrahim Biro, é atualmente o líder da KNC.


“Sr. Kilo recusa outros [direitos das minorias], especialmente para os curdos, e esta não é a primeira vez que ele ataca o povo curdo”, disse Delli ao ARA News.

“Por muitos anos, ele escreveu em declarações que os curdos na Síria são como Israel, e ele descreveu os curdos como inimigos dos árabes. Suas novas declarações não me surpreendem”, acrescentou.


No entanto, Delli acrescentou que há ainda muitos amigos dos curdos dentro da oposição síria.

Reportagem de: Wladimir van Wilgenburg

Fonte: ARA News

Tradução: CLAR

Comments are closed.