Tropas turcas mataram 7 adultos e 4 crianças que tentaram fugir da Síria no sábado
Guardas da fronteira turca mataram pelo menos 11 sírios, a maioria da mesma família, enquanto tentavam atravessar para a Turquia a partir do noroeste da Síria, disseram ativistas e um grupo de monitoramento nesse domingo.
Pelo menos duas mulheres e quatro crianças estavam entre os mortos nos tiroteios durante a noite quando os refugiados tentaram atravessar para Turquia a partir da aldeia fronteiriça de Khirbet al Jouz, disse a Base do Observatório dos Direitos Humanos na Grã-Bretanha em um relatório apoiado por vários ativistas da área.
O monitor, que rastreia a violência por toda a Síria, disse ter documentado a morte de cerca de 60 civis que tentaram fugir da Síria desde o início do ano por tiros dados pelos guardas da fronteira turca.
A Turquia, um dos principais patrocinadores de grupos que lutam para derrubar o presidente sírio, Bashar al-Assad, já fechou suas fronteiras aos refugiados sírios, mas também está hospedando cerca de 2,7 milhões de refugiados sírios registrados, dos quais cerca de 280.000 vivem em acampamentos.
Os foguetes lançados do território sírio controlado por soldados do Estado Islâmico tem atingido regularmente cidades fronteiriças da Turquia e mataram pelo menos 20 pessoas nos últimos meses.
Organizações humanitárias insistem à Turquia que reabra suas fronteiras para admitir sírios que fogem do conflito.
Fonte: VICE
Tradução: CLAR