Curdos combatem forças iranianas em Shanu, 15 mortos relatados

ara

ERBIL – Confrontos eclodiram na cidade de Shanu no oeste do Irã na sexta-feira, onde os rebeldes curdos atacaram uma base do exército iraniano, relataram fontes oficiais.

Os combatentes Peshmerga do Curdistão iraniano lançaram uma ofensiva contra as tropas do governo perto da base militar Hamza em Shanu, o que levou a fortes confrontos.

“Os combatentes curdos atingiram a base militar com vários morteiros, matando pelo menos três forças iranianas e ferindo mais de uma dúzia”, disse o porta-voz do Partido Democrático do Curdistão do Irã (KDP-I), Dara Natiq, ao ARA News.

“O exército iraniano respondeu ao ataque usando armamento pesado, tendo como alvo as posições Peshmerga”, disse Natiq.

Os confrontos resultaram na morte e ferimento de 12 combatentes Peshmerga curdos, de acordo com a fonte oficial.

“As operações em curso pelos Peshmerga visam mostrar às autoridades iranianas a nossa capacidade de nos infiltrarmos em seus centros de poder”, disse Natiq ao ARA News. “O governo tirânico da República Islâmica do Irã deixou os curdos sem outra escolha senão a de pegar em armas e lutar por seus direitos.”

Enquanto isso, a liderança da Guarda Revolucionária Governamental Iraniana (IRG) disse em um comunicado na sexta-feira à noite que as suas forças foram capazes de repelir a ofensiva, descrevendo-a como um “ataque terrorista”.

“Os confrontos na base do exército Hamza terminaram e os terroristas foram forçados a recuar”, disse o porta-voz oficial do IRG, Mohammed Bakbur.

Reportagem de: Sozbin Cheleng

Fonte: ARA News

Tradução: CLAR

Comments are closed.