O mártir Heval Karker

 

ypg

O mártir ‘Heval Karker’, de etnia albanesa, cuja família foi exilada em Sinop – Turquia após a Primeira Guerra Mundial, tornou-se uma parte da luta curda a partir de meados dos anos 70 e até dividiu uma cela com o conhecido estudioso Ismail Besikci, depois de ser preso durante as celebrações do Primeiro de Maio de Istambul em 1977, onde 34 pessoas foram mortas por atiradores de elite do Estado. Ele familiarizou-se com os curdos durante sua prisão e foi um membro ativo de vários grupos políticos curdos após a sua libertação, em 1991.

Quando o ISIS começou a atacar Kobane, em setembro de 2014, Heval Karker deu todos os seus pertences e de sua casa em Kocaeli a uma família de refugiados curdos do Curdistão sírio. Ele viajou para o Suruc, fronteira de Kobane, e juntou-se à corrente de solidariedade humana para aumentar a consciência do cerco feito pelo ISIS. Após 4 dias na fronteira, com 60 anos de idade, Heval Karker conseguiu atravessar para Kobane e se juntou ao YPG (Unidades de Protecção do Povo) para tomar o seu lugar na linha de frente contra o ISIS.

Dentre suas contribuições de mais valor aos esforços de reconstrução em Kobane, Heval Karker estabeleceu uma biblioteca e um museu do que ele pôde salvar entre as ruínas da cidade destruída pela guerra.

Infelizmente, nós perdemos Heval Karker em um ataque suicida do ISIS com bomba em Kobane no dia 25 de Junho de 2015. Camaradas se comprometeram a continuar os projetos de Heval Karker em Kobane e prometeram erguer uma estátua dele na frente de todos eles.

Sehid Namirin

Fonte: International brigade of Rojava

Tradução:CLAR

2

 

Comments are closed.