Curdos sírios rejeitam declarações do regime de Assad
![Forças especiais dos EUA na Síria usando insígnia do YPG](https://apoiorojava.noblogs.org/files/2016/06/ara-300x225.jpg)
Forças especiais dos EUA na Síria usando insígnia do YPG
KOBANE – oficiais curdos sírios rejeitaram declarações do regime sírio condenando a presença de forças especiais ocidentais assistindo as Forças Democráticas da Síria (SDF) no norte da Síria.
O governo sírio considera a presença de forças especiais estrangeiras no norte da Síria como uma violação dos princípios da Carta das Nações Unidas e uma “ostensiva agressão injustificada à soberania e independência da Síria”, disse a agência de notícias pró-regime SANA na quarta-feira. O regime sírio diz que estes soldados devem trabalhar com o “governo legítimo da Síria, cujo exército e as pessoas estão lutando contra o terrorismo”.
Além disso, o regime sírio acusou os países que apoiam as forças SDF de serem “o principal suporte ao terrorismo” e de “darem legitimidade a alguns grupos terroristas”, descrevendo-os como grupos moderados.
“Quando o ISIS entrou em nossa região, matou civis e destruiu centenas de aldeias, o regime não fez nada para nos proteger. Não vemos o regime como uma autoridade legal e não consideramos as suas preocupações sobre as forças especiais francesas ou americanas,” disse Ibrahim Kurdo, o representante das Relações Exteriores da Kobane.
“Eles destruíram muitas províncias na Síria e deixaram o povo sírio desabrigado, destruíram a Síria de Damasco até a nossa região. Como podemos dar ao regime sírio qualquer legitimidade?”, disse Kurdo ao ARA News.
“Estamos aliados com as forças da coalizão ocidental e continuamos a nossa campanha contra o terrorismo, e nós não ligamos para o regime. Estamos aqui para servir o nosso povo”, acrescentou.
Falando à ARA News, o analista curdo e oficial senior reformado na administração de Rojava, Idris Nassan, disse: “O regime ainda pensa que eles controlam os territórios sírios e que qualquer um que vem para a Síria deve pedir sua permissão. Mas a realidade é que existem alguns componentes que estão protegendo suas vilas e cidades contra a mais perigosa organização terrorista [ISIS]. Portanto, a comunidade internacional tenta ajudar estas forças a derrotar o terrorismo dentro da Síria para proteger suas sociedades dentro de seus países.”
No ano passado, o regime sírio também condenou a visita do ex-ministro francês das Relações Exteriores, Bernard Kouchner, e do ex-diplomata americano Peter Galbraith, que se encontrou com líderes curdos sírios e entrou na Síria sem visto.
O governo sírio está cada vez mais preocupado com o apoio ocidental às Forças Democráticas da Síria (SDF) que lutam contra o Estado islâmico (ISIS).
As forças do SDF tornaram-se uma das forças mais eficazes para combater o ISIS e são apoiados por ataques aéreos da coalizão ocidental e pelas Forças Especiais como conselheiros em campo. O número de países que apoiam o SDF com conselheiros em campo aumentou recentemente, de acordo com fontes militares.
Reportagem de: Wladimir van Wilgenburg
Fonte: ARA News
Tradução: CLAR