Tropas do SDF liderado pelos curdos evitam o uso de armas pesadas em operação em Manbij para garantir a segurança dos civis

1

Manbij – A batalha anti-ISIS pelo bolsão da fronteira de Manbij semana passada onde as Forças Democráticas Sírias (SDF) tomaram áreas-chave dentro da cidade de Manbij após confrontos com soldados do Estado Islâmico (ISIS), relataram fontes militares.

Fontes locais disseram ao ARA News que um grande número de civis ainda estão presos dentro da cidade em guerra, acrescentando que o grupo extremista do ISIS tem usado-os como escudos humanos, mantendo-os dentro das áreas de combate.

“Por esta razão, as Forças Democráticas Sírias (SDF) mantem-se evitando o uso de armas pesadas nos confrontos, a fim de garantir a segurança dos civis”, disse o porta-voz da SDF em Manbij, Abu Hassan, ao ARA News.

“Estamos apenas a 400m do mercado central de Manbij onde muitos civis estão presos e sendo usado pelo ISIS como escudos humanos. Soldados do ISIS tem dependido de seus atiradores de elite, e nós não podemos usar armas pesadas para evitar vítimas civis”, disse o oficial.

De acordo com a liderança militar do SDF apoiado pelos Estados Unidos, suas forças em breve libertarão a cidade e eles estão evacuando centenas de civis das áreas de confrontos todos os dias.

Falando ao ARA News, o combatente do SDF, Ahmed Hussein, disse: “Nós agora estamos estacionados aqui ao lado dos silos de Manbij, que tem sido uma localização estratégica para o ISIS antes de o termos libertado. Estamos na entrada da cidade Manbij. O ISIS sofreu anormes perdas nos confrontos e estamos nos preparando para invadir o centro de sua sede.”

“Nós já expulsamos soldados do ISIS de quase 70% da cidade e em breve iremos libertá-la completamente”, disse Hussein.

Reportagem de: Anwar Omer

Fonte: ARA News

Tradução: CLAR

Comments are closed.